O que é a tecnologia GPON?

A tecnologia GPON (Gigabit passive optical network) tem crescido fortemente no Brazil, Rússia e Índia. Na China, a tecnologia já colocou o país no topo da lista de lideranças em Tecnologia da Informação (TI), elaborada pelo Fórum Econômico Mundial. 

GPON, uma rede óptica passiva com capacidade Gigabit, pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica que permite uma maior transmissão e recebimento de dados através de uma única fibra. A arquitetura é de ponto-multiponto, que permite ‘fibre to the home’ (FTTH), ou fibra até a residência do usuário final, e ‘fibre to the building’ (FTTB), onde a fibra vai até um determinado site e a distribuição para os assinantes é feita através de uma rede Ethernet tendo como meio o cabo coaxial ou o par de cobre.

É uma das tecnologias de transmissão de alta velocidade que mais tem atraído atenção do mercado de telecomunicações, é atualmente utilizada em soluções voltadas para o atendimento tanto de mercados residenciais quanto corporativos que exigem uma maior largura de banda.

A Huawei é líder no mercado de rede óptica GPON na Rússia, Índia e China. Representada no Brasil pela INOVAX, a Huawei já é a principal fornecedora desses equipamentos também para o Brasil. 

A INOVAX, empresa que este ano comemorou 24 anos de presença ininterrupta no Brasil, tem sido responsável por trazer avanços na área para o país, tais como data centers em containers e mesas de operações financeiras. Junto com a Huawei, a INOVAX faz toda a adaptação tecnológica e instalação da infra-estrutura necessária para a implantação da tecnologia GPON. 

 

Saiba mais sobre a tecnologia GPON.

Entre em contato com a INOVAX e solicite mais informações.