Curitiba

 

Os primeiros povoadores de Curitiba chegaram no planalto em meados do século XVII em busca do ouro encontrado na região. Em 29 de março de 1693, com a construção da Câmara de Municipal, estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que depois viria a ser a cidade de Curitiba.

A cidade tornou-se uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão, vindo, em 1853, a ser a capital da Província do Paraná. Desde então, a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural até hoje permanente.

A Mecanização do campo levou trabalhadores do campo para a cidade. Curitiba recebeu grandes contingentes de migrantes. A cidade investiu no planejamento urbano e legislações que visavam controlar seu crescimento, que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o sistema de transporte implantado em Bogotá, na Colômbia.

 

Inovax Curitiba
Rua Desembargador Antonio de Paula, 703
Boqueirão – Curitiba – PR
CEP 81730-380
Tel: (41) 3040-3255